quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Zona Sul de São Paulo ganha incentivo a Economia Solidária

Zona sul paulistana ganha incentivo à economia solidária


Olhar Local, projeto da Cooperativa de Crédito dos Bancários, visa à formação de associações ou cooperativa e à concessão de crédito a comerciantes locais

Por: Redação da Rede Brasil Atual
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2010/12/zona-sul-paulistana-ganha-incentivo-a-economia-solidaria


São Paulo – Os moradores de Vargem Grande, na zona sul da capital paulista, passam a contar a partir desta quinta-feira (9) com uma nova iniciativa de fomento de negócios na região. Será aberto o posto do Olhar Local de Capacitação dos Moradores, programa que visa à organização do sistema produtivo do bairro.

A iniciativa tem o apoio da Bancredi, a Cooperativa de Crédito dos Bancários (um dos serviços prestados à categoria pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região) e participação do Banco do Brasil.

Gilmar Carneiro, ex-presidente do sindicato e um dos articuladores do Olhar Local, destaca que a inclusão dos comerciantes no mercado formal é fundamental para a redução de riscos, assegurando a concessão de crédito e a ampliação das atividades econômicas no local. “A ideia é organizar toda a cadeia produtiva tendo como referência o olhar da população. É a comunidade que vai indicar as necessidades”, afirmou à Rede Brasil Atual.

O projeto prevê a oferta de capacitação, sensibilização, organização e assessoria técnica para o Desenvolvimento Solidário da Comunidade, com sustentabilidade econômica, social, ambiental e territorial.

Além de cursos, a ideia da agência do Olhar Local é incentivar a formação de iniciativas de economia solidária, como cooperativas e associações. Ao longo dos últimos meses, os integrantes do programa têm notado que há pequenos negócios muito parecidos em uma mesma rua, em um mesmo quarteirão, e que a união desses produtores poderia gerar negócios mais rentáveis e sólidos. Os interessados em participar do projeto podem procurar, a partir desta quinta, a agência montada no bairro de Vargem Grande.

A ideia do projeto partiu de um problema detectado pela Bancredi. Segundo a entidade, há uma grande demanda por aperfeiçoamento e incentivo financeiro de pequenos negócios. Com isso, foi feita neste ano a abertura de uma agência de crédito, a primeira do Olhar Local, que funciona em parceria com o Banco do Brasil, oferecendo também serviço bancário para um bairro esquecido pelo poder público – e até pelas instituições financeiras.

Antes da abertura da agência, a população tinha de se deslocar pelo menos 20 quilômetros para o pagamento de contas, e a grande procura apenas confirmou a impressão da Bancredi de que havia a necessidade de facilitar o acesso a esses serviços. A concessão de crédito, cujos valores são mantidos em sigilo por motivo de segurança, tem superado com folga as expectativas do Banco do Brasil.

Agora, o programa Olhar Local vai oferecer cursos de educação financeira, uma tentativa de aperfeiçoar junto aos empreendedores locais as noções básicas de um negócio, como valor de produto, marketing e cálculo de fluxo de caixa. Ficarão à disposição dos moradores um contador e um advogado, para auxiliar no processo de formalização dos comerciantes dentro do programa. A iniciativa envolve, além de BB e Bancredi, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Agência Olhar Local

Rua das Palmeiras, 188, Vargem Grande – São Paulo

Telefones: (11) 5926- 0637 / 1328

Nenhum comentário:

Postar um comentário