segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rondônia fortalece agroecologia e comércio justo

Comentário: Recentemente o Presidente Lula assinou o decreto de criação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário buscando reconhecer a presença de milhares de empreendimentos e projetos organizados coletivamente pelos trabalhadores, de maneira cooperada e associada. Em Rondônia, o Comércio Justo, a Agroecologia se fortalece com a criação da 1ª unidade de da Tecnologia Social de PRODUÇAO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS.

Implantação da Unidade PAIS – Região Central Rondônia
http://www.coocaram.com.br/implantacao-da-unidade-pais-regiao-central-rondonia/

Nos dias 15,16 e 17 de novembro de 2010 foi implantada a 1ª unidade de da Tecnologia Social de PRODUÇAO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS no município de São Miguel do Guaporé. Participaram nesta atividade mais de 60 pessoas dos municípios de Alto Paraíso, Vale do Anari, Urupá, Mirante da Serra, Ji-Paraná, Alto Alegre, Tarilândia, Santa Luzia, São Miguel, entre outros. No dia 15, LEANDRO DIAS MARTINS – ARSAPAM/COOCARAM recepcionou a todos dando as boas vindas, logo em seguida o Sr. FRANCISCO DE ASSIS COSTA – PPE apresentou projeto PAIS, expondo seus objetivos principais, como a segurança alimentar, geração de renda e preservação do meio ambiente. O sistema PAIS é um projeto inovador e que vem impulsionar ainda mais as experiências em agroecologia no estado de Rondônia. Foi abordado também, técnicas de adubação orgânica como compostagem, biofertilizantes, Bokaschi e várias receitas alternativas para controle de pragas e doenças pelo instrutor JORGE MURER, técnico agrícola da prefeitura de Cacoal.

Nos dias 16 e 17 a atividade aconteceu na pratica, na propriedade do Sr. Valdecy Krauser, na linha 94 lado Norte km 2,5. Nestes dois dias os participantes conheceram o passo a passo para implantação de unidade PAIS, como a escolha da área, demarcação do galinheiro, dos canteiros, do piquete, montagem do sistema de irrigação por gotejamento, plantio das mudas frutíferas no quintal agroecológico, o plantio das hortaliças. O encontro de implantação da 1ª unidade PAIS encerrou com um almoço festivo, onde estiveram presente o Prefeito de São Miguel do Guaporé, alguns vereadores, a representante de ensino – REN, a SEDUC e famílias simpatizantes com a agroecologia do município.

Neste projeto com 150 unidades PAIS, a Associação São Miguelense Para Ajuda Mútua – ARSAPAM é a proponente do projeto, a COOCARAM entidade executora, a FBB e BNDES os agentes financiadores, tendo como parceiro o PPE e PTSM. Serão contemplados diretamente 13 municípios, distribuídos em seis pólos da região Central, beneficiando em torno de 600 famílias. O projeto terá uma equipe técnica composta por 6 membros que ficará a disposição das famílias pelo período de 18 meses, tempo de execução do projeto. Durante a execução do projeto, as familias e técnicos participaram de várias atividades de capacitação em diversas áreas, como manejo de solo, comercialização, metodologia participativa, ESCA Escola de Capacitação para Agricultores, Gerenciamento e Planejamento Rural e de Horticultura Orgânica, o qual será realizado nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro em Ji-Paraná

A região Central já havia sido contemplada com 200 unidades no ano de 2009, onde foram beneficiados mais de 30 municípios de Rondônia e tinha como parceiros a Fundação Banco do Brasil, COOCARAM, SEBRAE, PPE, PTSM e diversas ONGs e prefeituras. Projeto este que esta em andamento, e tem ainda algumas atividades que serão desenvolvidas com este novo projeto.

2 comentários:

  1. Muito interessante o blog. Estou aqui lhe convidando a visitar o meu blogue e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  2. Obrigado José Maria...

    Vou entrar no seu sim...vamos trocando informações nessa grande REDE...

    ResponderExcluir