terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Campinas apóia a organização coletiva dos Catadores


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda - SMTR, através da Coordenadoria de Economia Solidária, garantiu a presença de 30 catadores que participaram da formação do Projeto Cooperforte, representando as 16 Cooperativas de Reciclagem de Campinas na Expocatadores. Atualmente essas cooperativas geram renda a mais de 300 famílias e tiram do meio ambiente 800 toneladas de resíduos sólidos por mês.

A Expocatadores está ocorrendo na cidade de São Paulo, nos dias 21/22/23 de dezembro e no dia 23/12 haverá a entrega dos certificados durante o NATAL DO POVO DE RUA E CATADORES COM O PRESIDENTE LULA E COM A PRESIDENTE ELEITA DILMA ROUSEFF.

O Projeto Cataforte teve investimentos da Fundação Banco do Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego/SENAES, apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNMR e Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – Unitrabalho. A Logística Solidária é uma ação do Projeto Cataforte de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativimo dos Catadores de Materiais Recicláveis, que envolve 10.600 catadores em 17 Estados brasileiros e o Distrito Federal.

A cidade de Campinas teve uma importante participação nesse curso, formando 100 catadores do município de cooperativas, associações e individuais em processo de organização. Fortalecendo o protagonismo dos catadores e sua presença econômica na cadeia produtiva da reciclagem.

Durante, a Expocatadores os catadores de Campinas poderão trocar experiências e participar de mesas com diversos temas:

  • Processo de capacitação dos catadores para o desenvolvimento e autogestão das organizações;
  • Demandas de mercado e o papel dos assessores no apoio e assistência técnica para qualificação dos serviços prestados pelas organizações de catadores;
  • Experiências de contratação das Organizações de Catadores como prestadores de serviço de coleta seletiva municipal
  • Mesa Redonda: Incineração: Aspectos & Impactos: Políticos, Sociais, Ambientais e Econômicos da Tecnologia. Efeitos na cadeia de Coleta Seletiva e Reciclagem do Brasi
  • Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores de Materiais Recicláveis – Apresentação dos avanços e desafios na região

A participação na Expocatadores vem coroar o compromisso do município de Campinas, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no fortalecimento do protagonismo dos catadores e na ampliação da conscientização do conjunto da população com a coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário