sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

II Conferência Estadual de ECOSOL/SP: um processo coletivo de convocação e organização


A II Conferência Estadual de ECOSOL/SP esta sendo construída através de um processo coletivo de reflexão, organização e de mobilização. A composição da Comissão Organizadora foi aprovada e discutida a partir de reuniões com o Fórum Paulista de ECOSOL e com a SRTE/SP.

A composição da Comissão Organizadora buscou ter um caráter plural do conjunto das forças políticas e sociais que constroem o movimento de economia solidária.

Representantes do Poder Público:
a) 01 (um) representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo (SRTE/SP);
b) 02 (dois) representantes da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária (um da região da metropolitana e outro do interior – região do município sede);
c) 01 (um) representante da Frente Parlamentar de Economia Solidária do Estado de São Paulo.
Representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários:
a) 01 (um) representante da Cooperativa de Doces e Salgados Amor Perfeito;
b) 01 (um) representante da UNISOL Brasil;
c) 01 (um) representante do Projeto Caminhos/ Grife Criolê;
d) 01 (um) representante da MCG Eventos.
Representantes das Organizações da Sociedade Civil:
a) 01 (um) representante do Instituto Kairós;
b) 01 (um) representante da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho – UNITRABALHO;
c) 01 (um) representante da Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão – ANTEAG
d) 01 (um) representante do Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo.

A partir desse processo vivo de discussões, a Comissão Organizadora e o Fórum Paulista de ECOSOL definiram que no Estado de São Paulo ocorreram 09 (nove) Conferências Regionais.

Regiões:
São José do Rio Preto, Andradina e Araçatuba
São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara e Franca
Capital, Baixada Santista, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte
Osasco e Região/ Fórum Metropolitano Oeste
Grande ABC
Campinas e Região
Bauru e Alto Ribeira
Assis e Pontal do Paranapanema
Vale do Ribeira

A II Conferência Estadual de Economia Solidária do Estado de São Paulo busca fazer um amplo processo de mobilização e discussão com o conjunto de atores sociais que em seu dia a dia fazem da Economia Solidária um singular movimento social, que faz das diferenças de seus atores, a potencialidade criativa que a desenvolve e fortalece.

Para tal, a economia solidária organizada através do Fórum Paulista de ECOSOL buscará construir um amplo processo de mobilização para a Conferência Estadual, tendo como meta 620 delegados e delegadas.

Durante a II Conferência além da mobilização dos atores da economia solidária se buscará uma interlocução privilegiada com representantes de diversos movimentos sociais, aprofundando as relações construídas durante o I Fórum e I Feira Mundial de Economia Solidária/ FSM 10 Anos. Para tal, a Mesa de Abertura será composta com representações de vários movimentos sociais e representantes de organizações de populações tradicionais, que terão como idéia provocadora a contribuição desses movimentos e populações com as pautas da economia solidária.

Outro momento importante dos debates durante a II Conferência será a mesa: Compromisso com as Políticas Públicas de Economia Solidária onde gestores públicos irão apresentar os avanços e desafios das mesmas no país e no Estado de São Paulo. Além de um compromisso com os delegados e delegadas presentes com o aprofundamento dessas políticas e a busca em consolidar a ECOSOL como uma política de Estado no Brasil.

A II Conferência Estadual de ECOSOL do Estado de São Paulo será realizada nos dias 23, 24 e 25 de abril na cidade de Campinas. A escolha da cidade também foi alvo de discussões e aprovação durante reunião do Fórum Paulista de ECOSOL. Após, a aprovação no Fórum Paulista houve um compromisso do Secretário de Trabalho da cidade de Campinas, Sebastião Arcanjo, com a realização na cidade.

Serra não convocou a II Conferência Estadual de Economia Solidária em São Paulo

A Secretária Nacional de ECOSOL (SENAES/MTE) enviou oficio ao governo do Estado acerca da realização da II Conferência, bem como, o Fórum Paulista de ECOSOL e a Comissão Organizadora protocolaram oficio no Governo do Estado de São Paulo solicitando a realização da mesma no Estado.

No entanto, aqui no Estado de São Paulo até a data contida na convocação (10 de fevereiro) não houve manifestação do Governo Serra, mostrando sua falta de compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras que de forma associativa e autogestionária organizam seus empreendimentos econômicos.

Fato esse que não causou nenhuma surpresa nos diversos atores que constroem a Economia Solidária no Estado de São Paulo, já que durante sua breve passagem na prefeitura de São Paulo operou o desmonte das políticas públicas de ECOSOL. E agora, enquanto Governador do Estado de São Paulo não desenvolveu uma política sequer para apoiar e fomentar os empreendimentos econômicos solidários.

Diante da omissão do Governo do Estado de São Paulo, a Comissão Organizadora contou com o apoio e disposição da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que convocou a mesma.

Leonardo Pinho, do Fórum Paulista de ECOSOL e da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de ECOSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário