quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 fortalece a Economia Solidária como alternativa


Comentário: A crise estrutural do capitalismo, demonstrada no esgotamento do ciclo longo de acumulação aberta no fim dos anos 70 produziu uma sobreposição de crises. O mundo vem assistindo as crises: ambiental, social, econômica, alimentar, financeira, e porque não dizer civilizatório, já que a quebra dos antigos paradigmas se tornou urgente e um novo mundo necessário. Abrindo uma período de disputa para a construção de novos modelos de desenvolvimento, de rumos para o mundo.


A Economia Solidária vem se fortalecendo e se apresentando como uma alternativa, capaz de produzir um desenvolvimento, que seja sustentável, justo e solidário. A realização do I Fórum Social e I Feira Mundial - FSM 10 Anos com mais de 100 mil participantes e presença de todos os continentes mostra o potencial criativo e de mobilização dos militantes desse novo movimento social.

A campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 com o título de Economia e Vida traz para o debate com o conjunto da sociedade a necessidade de termos uma alternativa ao modelo de desenvolvimento capitalista, que gera muito lucro, concentração de capital, para poucos enquanto milhões resta a fome e a desesperança. A Economia Solidária é apresentada na Campanha como uma alternativa. Uma alternativa que com milhares de empreendimentos por todo país mostram que é possível, necessário e Já Acontece uma Outra Economia.

Leia também: Carta Encíclica "CARITAS IN VERITATE" do Papa Benedicto XVI, escrita no auge da crise.

Assista o Spot da Campanha da Fraternidade - Economia e Vida (clique aqui)

Leia a Cartilha elaborada pelo Fórum Brasileiro de ECOSOL para a Campanha, publicado pelo CONIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário