quinta-feira, 11 de março de 2010

CTMC - fábrica autogestionária - permanece em Canoas

CTMC na indústria naval


Área doada pela prefeitura garante permanência da CTMC em Canoas

Uma área de 24 mil metros quadrados localizada no bairro Ozanan, mais precisamente no Rincãozinho. Esse local abrigará a Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas (CTMC). Na tarde dessa terça, 9, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, acompanhado de secretários municipais e vereadores, recebeu a diretoria da empresa e assinou a lei que autoriza o Executivo Municipal a efetuar a doação das terras à cooperativa.

A empresa que possui 478 funcionários e um faturamento anual de R$ 30 milhões correu o risco de sair da cidade e se instalar no município de Nova Santa Rita. A razão foi, segundo o prefeito Jairo, que até o fim de 2008 a prefeitura fez gestos contrários à permanência da entidade. ‘Não podemos aceitar que essa empresa que leva o nome de Canoas saia daqui. A CTMC é simbólica, um exemplo de gestão com solidez, que se refez pela luta dos seus trabalhadores”, afirmou.


Essa iniciativa foi o 1º projeto do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fundecan). Jairo Jorge destacou o papel decisivo dos vereadores que aprovaram esse projeto, após um debate intenso na Câmara de Vereadores. Ele também agradeceu o esforço da secretária de Desenvolvimento Econômico Simone Leite. Na tarde dessa quarta, 10, o prefeito irá à sede da empresa mostrar pessoalmente o documento assinado aos trabalhadores.



A CTMC:

A CTMC é uma empresa de metalurgia, constituída por trabalhadores autogeridos empenhados em ultrapassar cada um dos limites que existem entre as idéias e os projetos, entre os projetos e a realidade. Atuando no ramo metal-mecânico, projeta, fabrica e monta equipamentos industriais sob encomenda em aço carbono, aço inoxidável e aço-liga.Instalada em uma área construída de 6.700m², está equipada com pontes rolantes que permitem movimentar cargas de até 40 toneladas. A combinação de um parque fabril importante com a alta qualificação profissional de sua equipe faz da CTMC a melhor alternativa do sul da América Latina no fornecimento de equipamentos de grande porte e na prestação de serviços específicos nesta área.


Página da CTMC - uma fábrica autogestionária: http://www.ctmc.ind.br/novo/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário