domingo, 26 de setembro de 2010

Catadores Aprovam a Carta de Campinas


A Associação das Cooperativas e dos Grupos Associativos de Coleta e Manuseio de Materiais Recicláveis de Campinas e Região – ACOOP que representa por volta de 400 catadores e conta com 16 Cooperativas e Associações filiadas, realizou o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades para as Cooperativas de Reciclagem. Com o apoio: CRCA/EDH/ Cáritas Arquidiocesana Campinas/ Central de Comercialização Solidária – Reciclamp, UNISOL Brasil e MNCR.

O Seminário contou com diversas colaborações em suas mesas: Maristela Braga, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda/ Paulo Oya – Vereador e representante da Câmara Municipal de Vereadores/ Sebastião Arcanjo – ex Secretario de Trabalho e Renda/ Professora Emília – UNICAMP/ Rogério Maluf – representante do Parlamento Metropolitano/ Vicente Andreu – Presidente da Associação Nacional das Águas – ex- Presidente da SANASA/ Edson – da Secretaria Municipal de Planejamento de Caampinas/ Fernanda – Diretoria de Meio Ambiente de Sumaré/ Rute – Projeto Coleta Seletiva Brasil – Canadá/ Professor Badejo – Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ Claudio – METALCOOP – UNISOL Brasil e Mônica do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

A fala final foi de Mônica do Movimento Nacional de Catadores que afirmou: “A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi uma importante conquista para os catadores, no entanto, algumas brechas exigem mobilização. Como é o caso dos incineradores. Por exemplo, dia 30 (quinta-feira) agora, as 9h no Terminal Ferrazópolis – São Bernardo do Campo vamos fazer um Grante Ato Contra Incineração”.

Após, sua fala os Catadores representando as diversas Cooperativas da ACOOP leram a Carta de Campinas, lançando suas principais reivindicações.

Carta de Campinas – (clique aqui)
ACOOP – Cooperativas:

Cooperativa Aliança São Judas Tadeu, Cooperativa Bom Sucesso, Cooperativa Cooperbarão, Cooperativa Havilá, Cooperativa Unidos na Vitória, Cooperativa N. S. Aparecida (Reciclar), Cooperativa Santos Dumond, Cooperativa São Bernardo, Cooperativa Dom Bosco, Cooperativa Santa Genebra, Cooperativa Antônio da Costa Santos, Cooperativa Divipaz, Cooperativa Santo Expedito, Cooperativa Tatuapé – Triagem de materiais da construção civil, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Centro de Campinas – Renascer, Cooperativa Remodela – Reciclagem de Óleo de Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário