terça-feira, 12 de outubro de 2010

SWU: Festival da Sustentabilidade. De Quem?

 Em vez de SWU, DEXTER e convidados em Campinas

Ocorreu, nesse Feriado o Festival de Música SWU, com o tema: Sustentabilidade Começa por Você.  Com patrocínio de empresas transnacionais, que representam bem o tipo de Sustentabilidade proposta no Festival. Coca-Cola, Néstle, OI, Heineken. Sim, elas mesmos, as mesmas que no caso da Néstle conhecida mundialmente por destruir fontes de água potável de destruir áreas de florestas, a Coca-Cola simbolo do domínio comercial americano da emissão de gases do efeito estufa, a OI campeã de reclamação junto com as outras operadoras (saídas da privatização de FHC) e todas campeãs em monopolizar mercados e destruir o comércio local. Até o Greenpeace que está no evento se esqueceu do que diz dessas MARCAS: “Peça à Nestlé para dar um tempo às florestas” - Coca-Cola é mais efeito estufa (emissão de gases HFC)".

O Festival teve de tudo: dificuldade para estacionar - quando achava os preços lá em cima, falta de transporte do evento até a cidade, falta de comida e preços exorbitantes, copinho plástico para entregar bebidas (disseram que não ia ter), lixo espalhado por toda Arena - os latões ecológicos não eram trocados e para completar o show do Rage Against the Machine, mais esperado, teve o som interrompido várias vezes. Enfim, um Festival totalmente INSUSTENTÁVEL.

Um mega evento que buscou capturar o sentimento mais crescente em toda a sociedade, em especial nos jovens, de que Outro Mundo é Possível e Necessário. O grito dos Fóruns Sociais Mundiais, no início da década de 90, em reação ao neoliberalismo, hoje se coloca de forma concreta, pois nosso modelo de desenvolvimento é insustentável: ambientalmente, socialmente e economicamente. As mesmas MARCAS responsável por essa insustentabilidade, patrocínam um Festival voltado a Sustentabilidade. A pergunta é Sustentabilidade de Quem? Do planeta, das pessoas que foram ao show? Ou será que é da imagem e dos lucros dessas empresas?

O Festival SWU é mais uma manifestação da Sociedade de Espetáculo, da mercantilização da Vida, são as marcas transnacionais que geraram a última crise mundial, que levou milhares a fome e a destruição crescente do meio ambiente, buscando associar sua MARCA ao tema da Sustentabilidade.

Nesse fim de semana, preferi ir a Casa de Show Camaleão, em Campinas, para ver o show organizado, gerido e divulgado pelo DEXTER e convidados, na pick-up KL Jay e no palco passou: Racionais MC`s, GOG, Sistema Negro, Helião e DEXTER. As mãos para cima, a consciência e a energia de lá mostrou que o Povo da Periferia faz e vai continuar fazendo história e sua forma de produzir CULTURA e ARTE irá mudar a sociedade do código de barras.

"Programas de televisão algo impossível
Falar de drogas de polícia inadimissível
Acham legal diversão,muito esporte,novela
Realidade, informação de rua não interessa
E outra porta se fecha por causa de dinheiro
Se o tivesse, era horário nobre um mês o ano inteiro
Um rapper brasileiro origem pobre na sua maioria"
 
(Artista ou Não - Facção Central)

Nenhum comentário:

Postar um comentário