O documentário Essa Gente Vai longe... é parte do processo de organização do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, contando a sua história e a história de um Brasil que durante 500 anos não apareceu nos livros escolares e na história oficial do país.
A organização política, social e econômica dos catadores tem dado passos consistentes e tem sido um dos principais sujeitos na construção de uma Outra Economia, Solidária e Sustentável. Um novo modelo de desenvolvimento, surgido das RUAS e dos resíduos da sociedade de consumo. Os catadores através de suas cooperativas, associações, institutos, redes e centrais de cooperativas tem avançado na cadeia produtiva da reciclagem, conseguido, como no caso da Central de Cooperativas do Distrito Federal, superar os atravessadores, e na Cooperativa Acasia em Araraquara, fazer 100% da coleta seletiva na cidade.
" Catador não precisa de esmola. Não queremos cestas básicas, queremos o reconhecimento de nossa categoria. Companheiros, não parem de lutar, sem luta não a vitória" - Erik Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário