quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oficina Cooperativismo Social e Agricultura Familiar, em Campinas

No dia 11 de fevereiro, no Cândido Ferreira em Sousas - Campinas ocorreu uma Oficina sobre o Cooperativismo Social e Agricultura Familiar, discutindo os desafios do trabalho associado e autogerido e a importância na agregação de valor no processo produtivo.

A Oficina teve a presença de mais de 50 trabalhadoras (es) da Oficina Agricola, que produz alimentos de qualidade e orgânicos, presta serviço de jardinagem e paisagismo. Os trabalhadores (as) fizeram vários questionamentos acerca de como no dia a dia praticar a autogestão, como deve ser a relação entre os trabalhadoras (es) e as cobranças mútuas. Bem como, sobre os princípios do Cooperativismo.

O oficineiro Leonardo Pinho, apresentou os princípios da Economia Solidária, destacando a autogestão, os do Comércio Justo e Solidário, destacando a necessidade de cuidar da apresentação do produto e dos trabalhadores (as) e a agregação de valor no processo produtivo e comercial, como forma de ampliar renda. 

O final da Oficina ficou a reflexão: "Quanto mais o monitor ou a coordenadora da Oficina tiver que intervir, chamar atenção, no processo produtivo, menor é o grau da autogestão. Já quando os mesmos não tiverem intervindo, mais os trabalhadoras (es) estão praticando a autogestão". E por fim discutiu ponto a ponto os princípios do Cooperativismo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário